terça-feira, 14 de setembro de 2010

Halion and The Ruby Sanctum

“Um poderoso grupo de guerreiros da Black Dragonflight, liderados pelo Twilight dragon Halion, começou o ataque contra o Ruby Sanctum em Wyrmrest Temple. Destruindo o santuário, a Black Dragonflight pretende acabar com quem ficar no caminho das pretensões do seu mestre e destruir a Wyrmrest Accord – O templo sagrado que une os dragonflights.”


Para deter essa ofensiva, os players devem entrar no santuário e lutar contra Halion e seus asseclas: Saviana Ragefire, Baltharus the Warborn e General Zarithrian! Confira a estratégia obtida do PTR – sujeita a mudanças – feita em conjunto com o leitor Ederfrane:

Estratégia:

Trash

Existem quatro tipos diferentes de mobs no trash: Invokers, Assaulters, Commanders, e Guards. Os dois primeiros são os Invokers e Assaulters. Invokers precisam ter um kick ou interrupt neles por que eles dão um Fire nova que acaba causando um knock back em todos em um raio de 20 yds, jogando os players bem longe. Recomendado matar esses mobs primeiro, pois se um interrupt for perdido e os melees forem arremessados, eles não vão voltar a tempo de dar o próximo interrupt.
Os Guards não fazem nada de mais. Basta curar o tank e bater mesmo
Assaulters tem uma habilidade de Cleave frontal, e por isso precisam ser tankados virados de costas pra raid.
Commanders precisam levar crowd control, eles dão um buff de shout que stacka até 175% em forma de bonus de dano para todos os trash mobs em vilta dele. E ele faz isso logo na hora do pull, então, puxar o grupo com o crowd control é uma tática interessante.

Quando o trash estiver limpo, é hora de partir pros mini-bosses:

The Ruby Sanctum: Saviana Ragefire

Boss Health: 25 man = 14 Milhões, 10 man = 4 Milhões

Tank: De costas pra raid.
DPS: Devem permanecer atrás dela o tempo inteiro.
Healers: Muito heal na fase no ar, quando os DPS levarão muito dano.
Savianna é basicamente ‘tank and spank’, com alguns detalhes:

Separem-se em pelo menos 10 yards um do outro e prestem atenção no Nova: Savianna entra em enrage periodicamente, dando um AoE na raid até que o enrage seja removido. É bom manter um hunter com Tranquilizing Shot para dispelar o enrage.
Ocasionalmente, Savianna voa acima da raid, e escolhe players (2 em 10-man, 5 em 25-man) e dá Conflagrate, que causa um DoT de fire nos players e a todos em volta deles. Os players atingidos devem se afastar da raid. Healers devem prestar atenção no heal.

The Ruby Sanctum: Baltharus the Warborn

Boss Health: 25 man = 11 Milhões, 10 man = 3 Milhões

Tank/Offtank: De costas pra raid. / O tank deve pegar o add ‘mirror image’ e tanká-lo pra longe da raid.
DPS: Só bater.
Healers: Devem ficar longe dos Whirlwind e cleaves.

Baltharus tem duas habilidades principais;
Uma delas semelhante a um Blast Wave, com knock back nos melees. O Blast Wave não causa muito dano e pode ser healado facilmente.
A outra é uma espécie de Split; Periodicamente Baltharus spawna uma mirror image dele mesmo, com todas suas habilidades e mais um Whirlwind, o Off Tank deve pegar essa imagem rápido e move-la para longe da raid. Daí o grupo tem duas opções: a primeira é que a raid se concentre em matar as cópias, e a outra alternativa é concentrar o dps no boss em si, para uma luta mais rápida. Depende do que o grupo escolher. Quando as imagens morrem, o boss também morre.
Além do Split, ele dá um debuff em vários players, que se têm de afastar 10yards da raid.
É bom marcar o boss para que não seja confundido com suas cópias!

The Ruby Sanctum: General Zarithrian

Boss Health: 25 man = 11 Milhões, 10 man = 3 Milhões

Tank/Offtank: De costas pra raid. / pegar os adds / Precisa de 3 tanks ou pelo menos de Misdirect.
DPS: Ficar atrás do boss
Healers: Prestar atenção no posicionamento

Zarithian tem somente dois ataques: um deles é um AoE Fear, parecido com a habilidade de warrior Intimidating Shout. Por causa disso, os players precisam se dividir em grupos, com tremor totems para dispelar o fear imediatamente (vale Fear Ward também). Ele também sumona adds, que têm uma habilidade AoE. Esse AoE pode ser interrompido e os adds devem ser atacados por um grupo previamente setado. O recomendado nos fórums é o seguinte:

O(s) Off Tank(s) precisam pegar os adds dos dois lados rapidamente, para que todos os ranged dps batam nos adds. Melees, focam no General.

Boss Health: 25 Man = 45 Milhões, 10 Man = 18 Milhões.

Halion tem três fases, uma vez que são compreendidas, não parecem tão difíceis.
A primeira coisa é que o boss é um Dragão e tem Flame Breath, então, não fique na frente dele. Além disso, ele tem um Fire Ball que atinge o solo espalhando fogo, é possível ver onde vai cair a fireball, já que aparece uma marca. A terceira coisa é que existe um debuff que os players precisam sair de perto da raid, ter o debuff removido por outro player, e o tal debuff aparece no chão. Quanto mais tempo levar pra ser dispelado, maior é a marca no chão.

Fase 1

Depois de alguns segundos que alguém agraar o Halion, ele irá invocar um mura de chamas em um círculo em volta dele. É importante que todos os membros da Raid estejam próximos dele, pra não ficarem de fora da luta.

Halion possui um ataque com um sopro de fogo em cone, e assim como o outros boos dragões ele tem tail swipe (com a cauda) e cleave. Ele ainda invoca fireballs (bolas de fogo), que caem do céu, e atingem uma determinada área, causando dano em área. Além disso essa bola de fogo deixa uma marca de chamas, que se expande em um muro de fogo, que vai em 4 direções. Antes da fireball cair do céu, aparece uma marca de chamas no chão, demonstrando o local onde ela vai cair, sendo possível para os players escaparem da fireball.

Halion ainda possui um debuff chamado Mark of Combustion (não confundir com Mark of Consuption, da fase 2). Esse debuff irá afetar um player randonicamente. Quando esse debuff acaba ou quando eh dispelado, o player “explode em chamas, causando dano e dando knockback em todos que estiverem perto, além de deixar o chão próximo a eles pegando fogo. Logo, o player que receber esse debuff, deve correr pra longe dos outros players, e esperar explodir. O próximo que levar o debuff deve correr pra um lugar próximo, a fim de não acumular muitas áreas em chamas, pois o fogo no chão não acaba enquanto não passar pra fase 2.


Fase 2

Ao chegar nos 75% health, Halion dá Vanish e todos precisam ir para o Void Portal com exceção de 1 tank e 1 Healer, uma vez lá dentro, começa a fase 2. Nessa hora, haverá dano de AoE constante na raid e além disso, de tempos em tempos 2 orbs spawnam soltando beams pro Halion. O tank tem que pegar e rodar o boss para que a raid possa sair dos beams e não ser pego no Cleave ou Cone Breath.

Halion se move para o realm shadow, e deixa um portal que os players devem usar para se teleportar para esse realm também. Neste realm Halion continua com seu ataque de sopro de shadow (não mais de chamas) em cone. Mark of Consuption (não mais Combustion) causará dano shadow no lugar de fire, e vai agir semelhante ao Mark of Combustion, mas vai puxar pra perto ao invés de knockback quando explodir.

Além disso, 2 orbs de shadow irão aparecer em cantos opostos da sala. Eles ficarão se movendo em círculo, de tempo em tempo vão disparar death beam (semelhante um raio da morte) entre um orb até o outro causando um enorme dano ou até mesmo instant kill. Os players que estiverem no caminho do raio (inclusive o tanker) deverão ficar se movendo em círculos para escapar desse raio.

Essa fase acaba quando boss chega em 50% da life.

Fase 3

Se você achou as 2 fases acima complicadas, é porque você não viu a terceira ainda.

O Halion irá se dividir em 2, estando ao mesmo tempo nos 2 realm (shadow e physical), necessitando de 2 tankers.
O grupo deve se separar em 2, sendo que um grupo irá para twilight realm, devendo consistir na maioria dos DPS melee, e o outro grupo irá para o realm physical, devendo consistir em maioria de Ranged DPS. Isto acontece porque é mais fácil para o DPS melee se movimentar no twilight realm sem as fireballs caindo do céu, ao mesmo tempo que é mais fácil pros DPS Ranged castar seus spells sem ter que ficar correndo do death beam.

Existe outra mudança durante essa fase. Halion irá receber um buff chamado “Corporeality”. Isto vai determinar um porcentagem no topo da tela, que começará em 50%. Dependendo desse valor, Halion irá levar mais dano e fazer mais dano no realm que estiver mais afetando. Se este valor se mantiver em 50%, não existirá diferenças entre os danos nos 2 realms.

Causando dano no Halion no physical realm irá afetar o Halion no Twilight realm, diminuindo seu corporeality e funciona da mesma forma, vice-versa, no twilight realm. Essas mudanças siginificam o seguinte: os 2 grupos de DPS, um em cada realm, devem fazer valores próximos de DPS, pra não afetar muito o buff Corporeality. Se o DPS estiver muito alto em um determinado realm, os players desse realm devem parar o DPS e esperar o corporeality se aproximar de 50%.

Abaixo vai uma tabela mostrando como o Corporeality afeta a Raid:

Dando um exemplo:
Se o Halion está levando muito DPS no realm Physical, e se corporeality cair pra 20%. Isto fará com que Halion leve 50% menos dano mas cause 30% menos dano no realm Physical. Contudo, no twilight realm, Halion irá receber 100% mais dano, mas irá causar 60% mais dano. Este é o motivo do qual o DPS deve tentar manter o corporeality em 50%. Além disso, se o corporeality se mantiver muito tempo longe do 50%, isso irá fazer com que o Halion se cure.

Durante a Fase 3, aqueles do lado de fora, vão lidar com as mecânicas da fase 1. e os que estiverem dentro, terão que lidar com as habilidades da fase 2.

Esta fase se mantém até a morte do boss.


Mudanças pro MODO HERÓICO:
Na fase 1, as fireballs irão spawnar mobs Elementais de fogo, necessitando de um off-tanker específico para eles.
Na fase 2, serão 4 orbs de shadow ao invés de 2, dificultando ainda mais a movimentação da Raid.


CRÉDITOS: WowGirl -> http://www.wowgirl.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário